Visitas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

COMO IDENTIFICAR UM PICARETA DE PLANTÃO! por Sensei André Sarturi Maraschin



 Aqui vai uma ajuda à quem está querendo começar a treinar, se você entrar num academia e se deparar com alguma dessas características, corra igual um condenado... para o outro lado!

Minhas opiniões para SEPARAMOS UM PROFESSOR SÉRIO DE UM PICARETA:

ARTE MARCIAL: AM Tradicionais: Karate (Karate-Do) é uma arte de verdade, qualquer coisa fora disso como "falcontê, Karate Star, Karate-Free, Kempo Karate... etc é PICARETA!

ESTILO: Shotokan, Wado, Goju, Shito, e mais alguns estilos TRADICIONAIS são KARATE de verdade.
Cuidado com os estilos criados em qualquer fundo de quintal por Brasileiros ou Americanos com nomes exóticos como Free Lance, Jiu Ku Doshi, etc

HISTÓRIA: Um Verdadeira Arte Marcial têm um contexto histórico que fundamentou a sua criação partindo da necessidade de defesa de um povo oprimido.
Já os picaretas adoram criar novos estilos e métodos de auto-defesa baseados na arte de pregar uma nova doutrina e de ganhar o seu $$.

CARACTERÍSTICAS:
Um boa Arte Marcial é especialista apenas um aspecto: luta em pé, torções, chão ou Armas. Claro que nela se estudam "noções básicas" dos outros métodos, mas qualquer Arte Marcial que queira ser COMPLETA EM TUDO É PICARETA! Pois para ser mestre de verdade em apenas um golpe, arma ou punho, você levaria uma vida toda treinando apenas isso. Treine trocação em pé no Karate e se dejar treine Judo ou Jitsu para aprender chão. Mas aprenda direto na fonte, fuja dos estilos que se denominam "completos", posi eles sabem um pouco de tudo e nada de quase tudo.

VESTIMENTA: Karate = Kimono Branco.
Qualquer coisa fora disso é...

COSTUMES: Respeito, hierarquia, disciplina rígida e treinos árduos. Quem não se encaixa nesse perfil é "CAÇA NÍQUEL PICARETATION LTDA".

MARKETING: O básico, pois todo mundo precisa de uma boa divulgação. Mas desconfie dos excessos. Propaganda exagerada e muito insistiva é sinal de que o professor só consegue ter alunos por causa dela e que no fundo não têm conteúdo eficiente na sua Arte.

CÓDIGO ÉTICO: Luta é diferente de Arte Marcial, não confunda.

FILOSOFIA: Se não tiver uma, é o Mac Donald's das Artes Marciais. Abra a sua franquia e fique rico!

EMBLEMAS: Kimonos com adesivos medonhos que de tão enormes chegam a ficar costurados pra fora do uniforme: FUJA DELES! Um Karate decente têm um emblema pequeno ou não, mas discreto e normal. Nada de arrogâncias ou coisas exorbitantes. 

OUTRAS COISAS:

- No Karate só existe até o 10° Dan;

- Se você souber que alguém chegou na faixa preta com menos de 4 anos de treino, tenha cuidado! Pois ou esse cara é exepcionalmente bom ou é aluno de uma PICARETA DE PLANTÃO;

- Quem fala mal dos outros pode falar mal de você também;

- Aliás, quem fala demais é picareta. Karateca de verdade treina, mostra e luta.
Se você nunca viu o sujeito de Kimono treinando sério e forte, sempre desconfie.

- Karate é para toda a vida. Você pode o abandonar quando quiser, mas ele, nunca o abandonará.

 - PALAVRAS DE SENSEI ROBERTO SANT'ANNA (Instrutor JKA), NO PODCAST DO BLOG DO SENPAI PINTO-SAN (pintokaratedojo.wordpress.com)

- Se você entrar em uma academia e a faixa do cara estiver cheio de código de barras (Dans de esparadrapo) esse cara com certeza é picareta.

- Se você entrar em uma academia e o mestre falar que treinou com um mestre Zen que mora no meio do mato ou em alguma fazenda (!!!!!) esse cara com certeza é picareta!

É isso aí pessoal, espero que eu tenha ajudado vocês a identificarem um Picaretation Ltda.

SE ALGUÉM CONHECER QUALQUER UM DESSES ESTILOS PICARETA, SINTA-SE À VONTADE PARA DENUNCIAR NO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO LINK http://www.crefsp.org.br/denuncie.asp?secao_id=46

Abraços e até o próximo post!

Os Estilos de Karate e suas peculiaridades - Parte 2

Bom, já fiz um post sobre esse tema, onde eu explanava os estilos de Karate e algumas curiosidades, pro pessoal que tem vontade de aprender sobre a história da nossa amada arte. Hoje continuarei falando mais um pouquinho, dessa vez sobre Shito-Ryu e Wado-Ryu... espero que gostem!

Shito-Ryu:                 

Fundador: Kenwa Mabuni

Treinou com: Anko Itosu, Kanryo Higaonna, Go Kenki







Principais Alunos: Kenei Mabuni, Kenzo Mabuni, Teruo Hayashi, Manzo Iwata, Chojiro Tani, Ryusho Sakagami, Kosei Kokuba.


Principais Associações: Shito-Kai (Kenei Mabuni), Hayashi-Ha (Teruo Hayashi), Sosa-Kai (Jorge Sosa), Seishin-Kai (Kosei Kuniba), Shuko-Kai (Chojiro Tani).


Características: O Shito-Ryu é um estilo diferenciado. Por vir de três linhagens diferentes (Naha-Te, Shuri-Te, Tomari-Te), é o estilo que mais possui Kata, sendo 72 oficiais. A maioria dos Kata Shotokan, Goju-Ryu e Wado-Ryu estão presentes na Shito-Ryu, às vezes com o mesmo nome, às vezes com nomes diferentes (EX: Tekki vira Naihanchi e Nijushihö vira Niseishi, entre outros). Também trabalha bastante explosão muscular junto com contração, em Katas iguais (Shuri-Te + Naha-Te). É um estilo não muito difundido, mas quem estiver curioso de treinar aqui no Brasil, recomendo Sensei Alexandre Ornaghi (Sosa-Kai ShitoRyu), no Ipiranga-SP e também Sensei Aguiar (Seiden Kai) Vila Romana-SP, que promovem um Karate-Do sério.

Wado-Ryu 




Fundador: Hironori Otsuka

Treinou com: Gichin Funakoshi, Kenwa Mabuni, Choki Motobu.

Principais Alunos: Tatsuo Suzuki.

Principais Associações: Wado Kai, Wado Kokusai, Wado Ryu Karate-Do Renmei.

Características: Meu grau de conhecimento sobre a Wado-Ryu é muito limitado. Sensei Hironori Otsuka comeceçou a treinar Karate-Do com Sensei Gichin Funakoshi, e quando entrou em sua academia, já era reconhecido mestre de Jujitsu. Com muito suor e treino, conseguiu a graduação necessária para administrar aulas de Karate-Do, e incorporou técnicas notáveis de Tai Sabaki, Nage Waza e Ukemi Waza, mescladas às técnicas originais de Karate-Do. Por ter alta influência do Shotokan de Funakoshi que tem predominância o antigo Shuri-Te de Sensei Anko Itosu, o estilo Wado-Ryu tem a mesma base, e os Kata são parecidos. Wado-Ryu é o segundo estilo com menos Kata, tendo 15 formas.

Bom, espero que tenham gostado, fiz com muito carinho e utilizei informações minhas, da minha cabeça, sem CTRL+C e CTRL+V, pois na minha opinião informações utilizadas dessa maneira fazem o blog perder a credibilidade, então tentei explicar com minhas próprias palavras, e espero que tenham gostado!

Próximo post, A PICARETAGEM NO KARATE e VARIAS MANEIRAS DE SE IDENTIFICAR UM PICARETA AUTENTICO!

Até a próxima e OSS!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Os Estilos de Karate-Do e suas peculiaridades

Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu, Wado-Ryu. Os estilos mais difundidos de Karate-Do no mundo. Graças a seus mestres. Gichin Funakoshi, Chojun Miyagi, Kenwa Mabuni, Hironori Otsuka, respectivamente.

Como todo bom praticante conhece a história do Karate-Do, pelo menos a de seu estilo, farei esse post visando o conhecimento geral sobre os outros estilos. Não irei contar história de estilo nenhum, pois senão o blog fica meio sem sentido(afinal, existe Wikipédia pra que?). Irei apenas mostrar alguma diferenças e as peculiaridades de um estilo para o outro, simples assim. Vamos lá:

Shotokan:

                                 

Fundador: Gichin Funakoshi

Treinou com: Anko Asato, Anko Itosu (Shuri-te).

Principais Alunos: Hironori Ōtsuka, Gigō Funakoshi, Isao Obata, Shigeru Egami, Teruyuki Okazaki, Masatoshi Nakayama, Hidetaka Nishiyama, Hirokazu Kanazawa.

Principais Associações: JKA (Japan Karate Association ou Nihon Karate Kyokai), SKIF (Shotokan Karate-Do International Federation), ITKF (International Traditional Karate Federation), ISKF (Internation Shotokan Karate Federation), JKS (Japan Karate Shotorenmei).

Características: O Estilo é proveniente de Shuri, Okinawa. Funakoshi treinou com Sensei Anko Asato e posteriormente Sensei Anko Itosu, que ensinava o Shuri-te, um dos estilos base do To-de (mãos chinesas), como era conhecido o Karate-Do antigamente. O Shuri-te é conhecido pela explosão nos movimentos e pela presença de Kata com mais velocidade do que os provenientes do Naha-Te, do mestre Kanryo Higaonna.

Goju-Ryu:

                                                

Fundador: Chojun Miyagi

Treinou com: Kanryo Higaonna, Ryuko Aragaki (Naha-te)

Principais Alunos:  Meitoku Yagi, Gogen Yamaguchi, Seiko Higa, Seikichi Toguchi, So Nei Chu, Ei'ichi Miyazato.

Principais Associações: IMGKA (International Meibukan Goju-Ryu Karate Association), IOGKF (International Okinawan Goju-Ryu Karate Federation), JKGA (Japan Karate Goju-Ryu Karate Association - GOJU KAI)

Características: O Estilo é proveniente de Naha. Goju-Ryu significa rígido e suave. Por ser uma "evolução" do Naha-Te ensinado por Kanryo Higaonna, é mais frequente os movimentos que apresentam contração muscular e lentidão nos movimentos. Poucas vezes existe velocidade. Os Kata existente são padronizados por todas as escolas de Karate-Do Goju-Ryu, mas o Sensei Meitoku Yagi (Meibukan), desenvolveu 5 Kata Meibuken, que são treinados à parte por esta associação (Tenchi, Seiryu, Byakko, Shujakku, Genbu).

NO PRÓXIMO POST, AS CURIOSIDADES DO Shito Ryu e Wado-Ryu!

Até a próxima!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O "Caratê" indo de mal a pior... Kata de Forma Livre

Todos nós conhecemos o ilustre campeão de Kata, o italiano Luca Valdesi. Pois é, encontrei no youtube hoje uma modalidade nova, que me deixou boquiaberto. É o "Kata de Forma Livre", onde o competidor INVENTA UM KATA (é, foi isso mesmo que você leu) e os árbitros têm que avaliar, como de costume. O problema é que... TUDO! É uma puta de uma bizarrice, de tão ridículo e foge totalmente aos padrões do Karate-Do tradicional. Pode até parecer que eu estou exagerando, mas vou deixar vocês verem por si mesmos... respire fundo e boa sorte!

Freeform Kata - Luca Valdesi

Qual a função deste novo blog e quais são as minhas posições sobre os temas que serão tratados?

Esse blog foi criado por mim justamente para informar notícias sobre o nosso bom e velho Karate-Do. O Karate-Do Tradicional. O Karate-Do de verdade. Começando por aí. Acho que já é uma forma de dizer o que penso sobre o famoso "Caratê esportivo" que já virou moda já há um tempo. Não tenho nada contra competições, muito pelo contrário, ela nos ajuda a superar barreiras e conhecer o próximo. Mas o que algumas federações vêm fazendo não é nada bacana! E ainda mais por parte de alguns competidores, que jogam mais sujo ainda! Não vou dizer muito sobre isso agora, mas pretendo levar esse assunto mais a fundo nas próximas postagens...